sexta-feira, 28 de outubro de 2022
‘Nossa Pátria Está Onde Somos Amados’, de Felipe Hirsch, será exibido na 46ª Mostra com presença de Ailton Krenak
por Redação GLMRM 26 de outubro de 2022
Depois de uma primeira exibição na Mostra do Rio, o documentário “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, do diretor e dramaturgo Felipe Hirsch, terá uma sessão na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, neste sábado (29), no Cine Sesc. A exibição, para convidados, contará com a presença do líder indígena e escritor Ailton Krenak, um dos entrevistados no longa.
Além de Krenak, o documentário conta com a participação de nomes como o do xamã e também escritor Davi Kopenawa, dos músicos Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Lia de Itamaracá, do advogado e escritor Silvio Almeida, dentre outros. O longa foi filmado em maio deste ano no Museu da Língua Portuguesa, durante uma série de debates, shows, filmes, aulas e exposições realizados para marcar o Dia Internacional da Língua Portuguesa.
No longa, Felipe Hirsch aprofunda sua pesquisa sobre as palavras que nos unem e que também podem nos afastar, demonstrando como somos formados por uma variedade de pátrias. O diretor conta essa história por meio de várias vozes: Kadu Ori, o rapaz que escala a torre da Central do Brasil para pichar a frase do título; o ativista Krenak, que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua; o xamã yanomami Kopenawa, que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça.
Hirsch já havia se debruçado sobre nossa língua e seus desdobramentos na peça “Língua Brasileira”, em colaboração com Tom Zé e o coletivo Ultralíricos. Uma epopéia sobre os povos que formaram a língua que falamos, a montagem é um passeio pelos inconsciente brasileiro, falada (e cantada) em seus mitos e cosmogonias, origens ibéricas, romanos, bárbaros e árabes, pela África e América Nativa.
Neste artigo:
46ª mostra internacional de cinema de são paulo
,
documentário
,
felipe hirsch
,
mostra de cinema
FONTE: https://glamurama.uol.com.br/cultura-e-entretenimento/nossa-patria-esta-onde-somos-amados-de-felipe-hirsch-sera-exibido-na-46a-mostra-com-presenca-de-ailton-krenak/
Nenhum comentário:
Postar um comentário