terça-feira, 13 de março de 2007

Último Episódio de Taru Andé




Taru Andé: Aventura cultural na selva amazônica
por Lívia Raick *


Uma equipe do Canal Futura foi conferir de perto as gravações do último episódio de Taru Andé. O programa narra a história e o dia-a-dia de 13 aldeias indígenas, pelo Brasil.

Juntos com o índio Ailton Krenak, o cineasta Marco Altberg e o diretor de fotografia Tota Paiva, todos da produtora Maltberg, começamos logo cedo já na correria, para filmar a aldeia Arara do Acre. As gravações começam logo pela manhã e vão até o final da noite. Em cada conversa, em cada momento, ao lado dos índios, uma nova descoberta, um ângulo diferente de uma história tão pouco conhecida por nós. Nas andanças, um mundo novo se desvenda. É a natureza sendo vista bem de perto, em viagens de canoa, trilhas em meio à floresta, banhos de rio. Tudo é uma grande aventura. Sair de uma cidade como o Rio de Janeiro e ir para uma aldeia indígena, comer comidas exóticas, viver por alguns dias submerso em uma cultura diferente faz da viagem uma experiência antropológica fantástica.




Para chegar à tribo Arara do Acre partimos de uma cidadezinha bem pequena chamada Porto Valter, que fica a uma hora de avião de Cruzeiro do Sul. De lá pegamos uma canoa motorizada que nos levou pelo rio Juruá, em mais uma viagem, agora de aproximadamente quatro horas. Em todo percurso, muito verde e animais exóticos. Muitas fotos e um longo momento de reflexão. Uma calma e um silêncio raramente vividos nas grandes cidades.

Nossa chegada à aldeia foi uma mistura de adrenalina e muita curiosidade. E é nos pequenos detalhes que a câmera vai filmando a intimidade de um povo receptivo e carente de maiores incentivos e divulgação. Com uma história rica de Brasil, nas suas músicas, suas lendas, suas danças, os índios mostram sua sabedoria. Utilizam-se da natureza para sua alimentação e saúde, tendo nela remédios para praticamente todos os seus males. Há mais espécies de remédios da natureza, como eles próprios chamam, do que se pode imaginar. Além disso, eles procuram nos mais velhos a sabedoria de vida que rege o seu dia-a-dia.

Enfim, estar com profissionais renomados, como o cineasta Marco Altberg, e com o índio Ailton Krenak, foi uma experiência à parte. Com eles, aprendi um olhar mais humano e respeitoso sobre as diferentes culturas existentes. E é isso que Taru Andé vem tentar mostrar. Uma história por um ângulo bem diferente. A abertura de um espaço para que o índio fale sobre ele mesmo.

O episódio Arara do Acre mostra como índios que perderam por muito tempo o direito de viver sua cultura, escravizados por seringueiros, deram a volta por cima e hoje lutam para recuperar por completo sua história. Então, não percam! Domingo, dia 11, às 22h, mais um episódio de Taru Andé. E até a próxima aventura!

* Lívia Raick é assessora de imprensa do Canal Futura




FONTE: Site do Canal FUTURA

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente inspirador saber que ainda existem pessoas que procuram junto aos povos indígenas uma forma de aprender a conviver em sociedade, respeitando seu próximo e ainda trazer consigo momentos únicos destes lugares, ainda preservados pelo homem.

Foi uma ótima iniciativa da TV Cultura, e principalmente a abordagem feita pela Assessora de Imprensa, Lívia Raick.
LNQ