Começou na manhã desta terça-feira (29/9), no auditório da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas – Ação Educativa da exposição Séculos Indígenas no Brasil. O secretário da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura, Américo Córdula, esteve presente à cerimônia inaugural, que contou com a participação de cerca de 100 professores das redes pública e privada de ensino de Brasília.
Em sua segunda etapa, o Projeto, que recebeu recursos por meio da Lei Rouanet, visa a preparação dos profissionais de educação para a exposição Séculos Indígenas no Brasil e para a introdução da temática indígena em sala de aula. A primeira etapa, denominada Diálogos Indígenas - Roda dos Saberes, foi realizada em abril deste ano, durante a Semana Nacional dos Povos Indígenas, no Memorial dos Povos Indígenas, reunindo dezenas de educadores. A terceira e última etapa, prevista para fevereiro/março de 2010, será o Curso de Formação de Mediadores, juntamente com a inauguração da exposição.
Idealizada pelas lideranças indígenas AILTON KRENAK e Álvaro Tukano, a exposição Séculos Indígenas no Brasil foi possível graças à parceria estabelecida entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, do Governo do Distrito Federal, da FUNAI e da Fundação Darcy Ribeiro, e inclui contribuições de pensadores como Darcy Ribeiro e José Lutzenberger.
A partir de 2010 deverá ser iniciado o processo de implantação de conteúdos ligados à questão indígena no currículo escolar das unidades da rede pública do Distrito Federal, atendendo às determinações estabelecidas na Lei nº 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
As palestras do Fórum de atualização acontecem até 1º de outubro no auditório da FUNAI, SEPS, Quadra 702/902 Projeção A, Ed. Lex.Cada participante da Ação Educativa recebeu um exemplar do Catálogo do Prêmio Culturas Indígenas 2008 – Edição Xicão Xukuru, realizado pela SID/MinC em parceria com o SESC/SP.
Catálogo Prêmio Culturas Indígenas 2008
A publicação descreve as 729 iniciativas inscritas na segunda edição do concurso identificando a localização geográfica de cada povo, sua língua, população e, em alguns casos, a situação de suas terras e do ambiente em que vivem. Traz ainda outras informações, como as relações com os não-indígenas, as festas, lutas, histórias, projetos, desejos, entre outros aspectos. Na ordenação dos povos, as 21 divisões étnicas definidas levam em consideração a proximidade cultural e geográfica, assim como as alianças políticas que as pequenas e grandes organizações indígenas realizam para se fortalecer. Essas divisões foram concebidas em conjunto com representantes de organizações indígenas e deixam transparecer um critério importante para a vida desses povos: as bacias dos grandes rios. Esta publicação contribui para o conhecimento da diversidade cultural dos povos indígenas e é fonte de pesquisa para o tema.
FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=116652
11 comentários:
Parabéns pela realização do Forum de atualização sobre Culturas Indígenas - Cultura e História Indígena no currículo escolar do país.
Sou indígena descendente e Professor da disciplina Artes, na Rede Pública de Ensino do RJ e ES, onde venho tentando de forma incessante, incluir a cultura indígena no planejamento de conteúdo didático-pedagógico de minhas aulas (já que parece "coisa do outro mundo" abordar o tema), sob diversos aspectos, culminando com a realizaçào do recente Projeto que denominei: "A importância da Cultura Indígena na Arte-Educação".
Lamentavelmente, só recebi este informe hoje, pois, do contrário, teria (com certeza) me mobilizado para participar deste Forum que, pude observar, ser extensivo à todos os educadores e simpatizantes que militam e comungam por esta causa.
Observo em minhas aulas e cotidiano, que nossa etnia (que deveria ser motivo de orgulho para nós), sofre constantes e variados constrangimentos. Participei de recente fórum em Anchieta-ES e quando pedi a palavra para falar da importância da Cultura Indígena naquela região que, originariamente se chamava "Rerigtiba" (praia, local das conchas), tive a sensação de me encontrar literalmente no Brasil colônia, fora das Terras Tupys/Aymorés, tamanha ostiridade e indignação causou minha fala ! A iniciativa da implantação da Cultura e História Indígena no currículo escolar (era-se em tempo ! DEMOROU !!!), posta em prática, certamente trará à nossos jovens estudantes (principalmente os indígenas descendentes -urbanos), a alegria e orgulho de nossa etnia.
Gostaria de saber como proceder e com antecedência, se possível, para participar (se for aberto aos Profs. da Rede Pública Nacional), sobre a próxima etapa para facilitadores/educadores deste Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas, em fevereiro/março de 2010.
Att,
Luiz Galvão - Professor de Artes / SEEDUC RJ - SEDU ES
Ex-Professor Tutor de Artes - Curso de Pedagogia / UNIRIO
Luiz, de acordo com o site: da Funai, as inscrições deste ano foram feitas da seguinte forma:
Escolas públicas, a partir de 14 de setembro, na
EAPE ou GEM-SE, fone: (61) 3901-3256 ou (61)
3901-6740
Escolas particulares a partir de 21 de setembro, no
Memorial dos Povos Indígenas, fone: (61) 3342 -
1156 ou (61) 3344-1155
Veja o folder: http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2009/setembro/pdf/folder_seculos_indigenas.pdf
Sou a criadora do blog e agradeço sua visita.
Hanny
krenak
tu sois do grupo macro ge?
sou potiguara descendente e estou a frente do movimento indígena do RN desde seu inicio em 1998.
no ano passado a FUNAI realizou a 1ª assembléia indígena de nosso estado quando foi iniciado o processo de reconhecimento de 4 grupos indigenas, 3 potiguares e um macro ge, os famosos Janduis /canindés da guerra do bárbaro.
añua ndeve guahã.
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