quinta-feira, 25 de abril de 2019

O projeto Amazônia das Palavras 2019 acontece em outubro

Cidades publicado 23/04/2019-14:15 Atualizado:14:17

O Amazônia das Palavras, projeto que leva literatura a cidades da Amazônia Brasileira, se prepara para a edição 2019, prevista para acontecer no mês de outubro



O Amazônia das Palavras, projeto que leva literatura a cidades da Amazônia Brasileira, se prepara para a edição 2019, prevista para acontecer no mês de outubro, navegando 1.300 Km pelos Rios Negro, Amazonas e Madeira e visitando as cidades de Porto Velho, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara e Manaus.

Diante do sucesso na primeira edição do Amazônia das Palavras, os produtores acreditam que neste ano de 2019 o projeto irá envolver um público ainda maior, superando as mais de cinco pessoas, entre alunos e professores, comunidades ribeirinhas, população indígena e quilombola e as comunidades que participaram das atividades culturais durante o mês de novembro de 2018, quando se realizou a primeira edição.

Com o objetivo de estimular a leitura e o hábito de acesso aos livros para jovens e adolescentes das redes públicas de ensino das oito cidades visitadas pelo Amazônia das Palavras, o projeto está dividido em várias atividades culturais, todas gratuitas. Durante o dia são realizadas as Oficinas Literárias, onde escritores e artistas reconhecidos nacionalmente tratam de temas variados e ensinam os alunos como produzir contos e histórias, a importância da escrita e da narrativa na construção de suas histórias de vida.

Na Edição 2019, as Oficinas Literárias serão ministradas por Marcos Magalhães, com a oficina Palavra Animada, Thiago Thiago de Mello com Sons do Cotidiano, Eliakin Rufino com Produção de Cultura Indígena e Poesia, Celdo Braga com a oficina Poesia: Narrativa e Escuta e Bete Bullara na oficina Imagens da Amazônia.

No período noturno, o Amazônia das Palavras reúne as comunidades visitadas para a apresentação da Aula Espetáculo Memórias da Amazônia, onde o escritor Ailton Krenak irá partilhar as suas experiências literárias e destacar a importância da leitura como formação da cidadania. Logo após o público assiste a um Espetáculo Circense, este ano a cargo do ator Luiz Carlos Vasconcelos, que interpreta o Palhaço Xuxu com o espetáculo Silêncio Total.

A Edição 2019 do Amazônia das Palavras fará duas homenagens. A primeira ao escritor amazonense Milton Hatoum, um dos mais premiados escritores brasileiros da atualidade, e à cidade de Manaus, que completa no dia 24 de outubro 350 anos de história.


FONTE: https://www.portalam24h.com/cidades/o-projeto-amazonia-das-palavras-2019-acontece-em-outubro.shtml

Nenhum comentário: