quarta-feira, 11 de abril de 2007

“Acesso, mas com respeito à cultura ancestral”

Pinhais (PR) / 22.03.2006 - Os povos indígenas brasileiros decidiram se posicionar quanto às discussões da COP-8 em relação ao cobiçado acesso aos conhecimentos tradicionais associados ao patrimônio genético de animais, plantas e microrganismos nativos.
Na manhã de hoje, representantes de comunidades de praticamente todas as regiões do país reunidos no Expo Trade Center, sede do encontro da Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB, em Curitiba, criaram o Fórum dos Povos Indígenas Brasileiros para a Biodiversidade.
O foco das ações é influenciar o Fórum Internacional dos Povos Indígenas - FIPI, criado em 2002, em Johanesburgo, durante a Rio+10. A instância mundial de representação indígena é um órgão de assessoramento do secretariado da CDB e recebia críticas de estar distante da realidade dos povos nativos brasileiros, conforme explicitou o líder indígena Ailton Krenak.
Para a representante do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual – Ibrapi, Fernanda Kayngang, o instante é oportuno para que os povos indígenas brasileiros possam garantir os interesses das comunidades tradicionais no âmbito da CDB.
“Esse é um momento em que discutimos a implementação de um sistema internacional de acesso ao patrimônio genético e repartição de benefícios”, analisa. Segundo ela, as medidas a serem adotadas pela convenção mundial da biodiversidade só serão efetivas se contarem com a parceria dos povos tradicionais que conhecem, detém e ocupam as áreas de maior diversidade da Terra.

Fonte: http://www.cdb.gov.br/COP8/cop_news/201cacesso-sim-mas-com-respeito-a-nossa-cultura-ancestral201d

Nenhum comentário: